Vida em cores: Azul cobalto

 Em 2020, o Azul Clássico foi eleito a cor do ano pela Pantone e entre 2019 e 2020 vimos várias coleções com diversos tons de azul mais claros. Mas agora, o tom fica mais profundo e vivo no Azul Cobalto, sob forte influência de ninguém mais ninguém menos que: Kanye West.

 

O tom Azul Cobalto, pode ser bastante assimilado ao azul royal, ambos são tons mais fortes e fechados de um azul-escuro, quase neon e facilmente confundíveis. A cor também apresenta semelhanças com o tom Azul Klein, criado artificialmente por Yves Klein em 1960.

A criação de pigmentos têxteis é, na verdade, uma relação mais complicada que pensamos. Não é fácil reproduzir as cores que vemos a olho nu como tintas para as roupas e por isso, pesquisadores estão sempre buscando novas formas e pigmentos de cores para serem usados na indústria da moda. Vale dizer que no ano passado, após 200 anos um novo pigmento deste azul foi descoberto e colocado à venda, com uma cor mais forte e duradoura. Mas a história e importância do Azul Cobalto data de muito antes disso. Historicamente, a cor azul é muito associada ao luxo e às riquezas, não é à toa o nome de Royal Blue (Azul Real, como de realeza) ou a expressão sangue azul para denominar pessoas de famílias ricas e “bem-nascidas”.


 Alguns dos tons mais famosos de azul na história da pigmentação são o lapis-lazuli, importado do Oriente Médio, do Afeganistão e da Ásia, e originado da rocha de mesmo nome. Já o Azul Egípcio é um pigmento sintético, criado há cerca de 4,500 anos para suprir a demanda do lápis-lazuli, com alguns tons mais claros. Na Europa Ocidental, o índigo, foi popularizado durante os séculos 16 e 17, mas ele já era amplamente usado em países Africanos anos antes, desde, pelo menos, o século 15. Diversas etnias de origem africana usavam a tintura índigo como um símbolo de riqueza e fertilidade, tanto em suas peles, quanto em roupões, turbantes e no vestuário.


 

Comentários

  1. Olá,
    Quando estudei Design de Moda, lembro que o azul era uma cor realmente díficil de se recorrer em tecidos, pois há vários tons. Amei que você trouxe para o post toda a história por trás da cor. Por aqui eu amo azul cobalto, tanto que usei em uma das paredes do quarto do meu filho <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Acho linda a cor azul cobalto, ela me deixa muito destacada quando uso. Amo usá-la principalmente nas unhas e em blusinhas, mas eu ainda desejo muito um scarpin nesse tom.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me siga no Pinterest

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Inspsiração de Looks: Baile Vogue Met Gala 2022

Olho na tendência: Calça baggy

Icone de moda vintage: Bianca Jagger